segunda-feira, 25 de setembro de 2017

O Projeto Atitude Cidadã: mudando atitudes, formando cidadãos


Este é o trabalho que estamos realizando com nossos alunos e construindo conforme percebemos as necessidades. Além da autonomia financeira, focamos também os valores principais que acreditamos serem importantes no desenvolvimento integral do cidadão. 
Justificativa
A escola é um espaço de construção e trocas de conhecimento, é um lugar que deve proporcionar ao indivíduo condições de se desenvolver, tornando-se um cidadão com identidade social e cultural, um ser crítico, reflexivo e atuante na sociedade. Para termos dados mais concretos da nossa realidade, a E.M.E.F. Carlos Paese, em 2017 no final do primeiro semestre, realizou uma pesquisa de campo com os alunos para que a equipe de trabalho pudesse observar com maior afinco as necessidades a serem trabalhadas com os alunos. O questionário foi aplicado para os alunos de 5º ao 9º ano do ensino fundamental e observou-se a necessidade de acolhimento e compreensão da individualidade e a falta de limites nas atitudes do dia-a-dia. Na Educação Infantil e nas turmas de 1º ao 4º ano apresentaram essa necessidade em menor uma vez que possuem família atuante em suas vidas, porém faz-se necessário que compreendam a sua importância na vida do outro, suas responsabilidades e compromisso para com o mundo e sua capacidade de exercitar práticas no decorrer de sua vida.
Sendo assim, considerando que os valores são ferramentas primordiais para a formação de um ser que exerce sua cidadania, a escola definiu como projeto para o 2º semestre de 2017: Atitude Cidadã: Mudando Atitudes e Formando Cidadãos. Com este, tem-se o desejo de contemplar a formação do estudante como um ser integral, proporcionando um ambiente acolhedor, para que eles possam repensar suas atitudes, desenvolvendo afetividade, ética, cidadania, autonomia financeira, e aos resgates a autoestima para respeitar a si mesmo e ao próximo.
Objetivo Geral
Ø  Favorecer o desenvolvimento de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e de torná-los atuantes em nossa sociedade através do resgate de valores humanos.
Objetivos Específicos
VALORES E LIMITES
Ø Perceber e cumprir as normas escolares;
Ø Adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas;
Ø Praticar no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e respeito;
Ø Empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas;

AUTONOMIA FINANCEIRA
Ø Compreender o Sistema Monetário (Anos Iniciais);
Ø Reconhecer a importância da nota fiscal;
Ø Conhecer o Direito do Consumidor
Ø Reconhecer a importância da Preservação do Meio Ambiente;
Metodologia
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva com a interação professor, aluno, família, comunidade e toda equipe escolar.
Cada professor efetiva em sua aula atividades que venham de encontro aos objetivos propostos de maneira que o estudante possa construir o conhecimento.
Temas elencados e que estarão abaixo expostos:  
ED. INFANTIL: Autonomia Financeira / Bondade
1º ANO: Autonomia Financeira / Amizade
2º ANO: Autonomia Financeira / Solidariedade
3º ANO: Autonomia Financeira/ Perdão
4º ANO: Autonomia Financeira / Honestidade
5º ANO: Autonomia Financeira / Responsabilidade]
ARTES: Autonomia Financeira / O AMOR
CIÊNCIAS: Autonomia Financeira / Solidariedade / Humanização
ED. FÍSICA: Autonomia Financeira / Cuidar
ENS. RELIGIOSO: Autonomia Financeira / Paz / Auto Estima / Qualidade de Vida
GEOGRAFIA/HISTÓRIA: Autonomia Financeira / Educação / Direitos e Deveres
INGLÊS: Autonomia Financeira / Amizade
MATEMÁTICA: Autonomia Financeira / Honestidade
PORTUGUÊS: Autonomia Financeira / Respeitar 

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