Projeto Atitude Cidadã

Conforme o Projeto Atitude Cidadã, descrito abaixo, que estamos trabalhando com nossos alunos este ano de 2018, a Professora Valéria Peixoto no mês de setembro/2018, analisou, conversou e debateu sobre os Direitos e Deveres dos Cidadãos. Sendo assim para concluir o trabalho os estudantes construíram cartazes referentes aos estatutos abordados. 











O Projeto Atitude Cidadã: mudando atitudes, formando cidadãos 
Este é o trabalho que estamos realizando com nossos alunos e construindo conforme percebemos as necessidades. Além da autonomia financeira, focamos também os valores principais que acreditamos serem importantes no desenvolvimento integral do cidadão. 
Justificativa
A escola é um espaço de construção e trocas de conhecimento, é um lugar que deve proporcionar ao indivíduo condições de se desenvolver, tornando-se um cidadão com identidade social e cultural, um ser crítico, reflexivo e atuante na sociedade. Para termos dados mais concretos da nossa realidade, a E.M.E.F. Carlos Paese, em 2017 no final do primeiro semestre, realizou uma pesquisa de campo com os alunos para que a equipe de trabalho pudesse observar com maior afinco as necessidades a serem trabalhadas com os alunos. O questionário foi aplicado para os alunos de 5º ao 9º ano do ensino fundamental e observou-se a necessidade de acolhimento e compreensão da individualidade e a falta de limites nas atitudes do dia-a-dia. Na Educação Infantil e nas turmas de 1º ao 4º ano apresentaram essa necessidade em menor uma vez que possuem família atuante em suas vidas, porém faz-se necessário que compreendam a sua importância na vida do outro, suas responsabilidades e compromisso para com o mundo e sua capacidade de exercitar práticas no decorrer de sua vida.
Sendo assim, considerando que os valores são ferramentas primordiais para a formação de um ser que exerce sua cidadania, a escola definiu como projeto para o 2º semestre de 2017: Atitude Cidadã: Mudando Atitudes e Formando Cidadãos. Com este, tem-se o desejo de contemplar a formação do estudante como um ser integral, proporcionando um ambiente acolhedor, para que eles possam repensar suas atitudes, desenvolvendo afetividade, ética, cidadania, autonomia financeira, e aos resgates a autoestima para respeitar a si mesmo e ao próximo.
Objetivo Geral
Ø  Favorecer o desenvolvimento de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e de torná-los atuantes em nossa sociedade através do resgate de valores humanos.
Objetivos Específicos
VALORES E LIMITES
Ø Perceber e cumprir as normas escolares;
Ø Adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas;
Ø Praticar no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e respeito;
Ø Empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas;

AUTONOMIA FINANCEIRA
Ø Compreender o Sistema Monetário (Anos Iniciais);
Ø Reconhecer a importância da nota fiscal;
Ø Conhecer o Direito do Consumidor
Ø Reconhecer a importância da Preservação do Meio Ambiente;
Metodologia
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva com a interação professor, aluno, família, comunidade e toda equipe escolar.
Cada professor efetiva em sua aula atividades que venham de encontro aos objetivos propostos de maneira que o estudante possa construir o conhecimento.
Temas elencados e que estarão abaixo expostos:  
ED. INFANTIL: Autonomia Financeira / Bondade
1º ANO: Autonomia Financeira / Amizade
2º ANO: Autonomia Financeira / Solidariedade
3º ANO: Autonomia Financeira/ Perdão
4º ANO: Autonomia Financeira / Honestidade
5º ANO: Autonomia Financeira / Responsabilidade]
ARTES: Autonomia Financeira / O AMOR
CIÊNCIAS: Autonomia Financeira / Solidariedade / Humanização
ED. FÍSICA: Autonomia Financeira / Cuidar
ENS. RELIGIOSO: Autonomia Financeira / Paz / Auto Estima / Qualidade de Vida
GEOGRAFIA/HISTÓRIA: Autonomia Financeira / Educação / Direitos e Deveres
INGLÊS: Autonomia Financeira / Amizade
MATEMÁTICA: Autonomia Financeira / Honestidade
PORTUGUÊS: Autonomia Financeira / Respeitar 

Dando continuidade ao Projeto Atitude Cidadã, a professora Juliane Gedoz Cousseau, no início do mês de setembro de 2017,  incentivou e auxiliou os alunos do 9º ano a produzir um vídeo falando sobre a importância da Nota Fiscal!!! Confira....
                                                                                                                                                                   







Contemplando o Projeto Atitude Cidadã, nas semanas de 04 de setembro à 13 de setembro, nas aulas de Artes a professora Carmem confeccionou o cofrinho com os alunos do 1º ao 5ª ano, incentivando assim o cuidado com as moedas e a importância de economizar. 


Os alunos das turmas de 3º e 4º ano, nos dias 14 de agosto à 18 de agosto de 2017, das professoras Karine Sampaio de Oliveira e Márcia Nara de Souza assistiram a episódios do youtube: “Que nem a gente” e a “Turma do tributo”, sobre educação fiscal.




Após os alunos analisaram os cupons fiscais trazidos e retiraram informações como: Valor, troco, imposto, etc..





Na sequência construíram acrósticos com as palavras escolhidas: NOTA FISCAL e IMPOSTO, sobre a aplicação dos recursos.




















No pátio os alunos seguiram uma trilha desenhada na quadra sobre a aplicação dos impostos conforme atividade constante no livro: “Aprendendo a ser cidadão”, do Programa Educação Fiscal – RS, do 2º e 3º ano.

Em seguida os alunos destacaram palavras principais e organizaram cartazes, que foram expostos na escola.
Os alunos verificaram contas das empresas de energia e comunicação, destacando os valores e os impostos pagos.
Foram retirados produtos de panfletos de supermercados da região e feito comparações de preços e cálculos;
A aluna Alana contou aos colegas a história: “A economia de Maria”, de Telma Guimarães Castro Andrade.



Os alunos trouxeram cupons fiscais e verificaram os dados neles contidos.

Usando cédulas e moedas sem valor realizaram cálculos envolvendo dinheiro  e assim conheceram melhor nosso sistema monetário.







A professora Juliane Cousseau está trabalhando neste mês de agosto/2017 com a turma do 9º ano o Direito do Consumidor à Nota Fiscal. A proposta era pesquisar os seus Direitos do Consumidor e perceber o quanto é necessária a Nota Fiscal para validar estes direitos. Após a pesquisa os alunos foram desafiados, dentro das possibilidades que possuem, em criar um vídeo de conscientização. Confira.









Essa semana do dia 14/08/2017, começou com muitos trabalhos voltados para a Educação Fiscal. A professora Raquel do 1º ano conversou, explicou e confeccionou com seus alunos o cartaz sobre a importância de pedir a Nota Fiscal nas compras.  A professora Assuelen também conversou com seus alunos do 2º ano sobre a importância de solicitar a Nota Fiscal nas compras através do livro "Aprendendo a ser Cidadão" e das músicas do CD "Cantando a Educação Fiscal".Observe as fotos:



Dia 03 de julho e Educação Infantil com a professora Merlim Dupont Zanandréa, assistiu o filme "Zequinha e a Porquinha Poupança", dando inicio ao Projeto Autonomia Financeira, conversando sobre como é importante economizar. Segue fotos do trabalho efetivado:





No dia 30 de junho a professora Janes Petrolli com sua turma de 5º ano confeccionou os cartazes referentes ao Projeto Atitude Cidadã, os quais levam os alunos a pensarem em suas atitudes para que através do respeito, auto controle e pequenas mudanças de atitudes possamos conviver num mundo melhor.

A professora Karine Sampaio de Oliveira com a turma do 3º ano, durante o período de março à junho trabalhou com os alunos leituras, vídeos, debates e diversas outras atividades que desenvolvem a Autonomia Financeira e Consciência Cidadã. Sendo assim traçaram juntos o que aprenderam e o que ainda irão aprender nesse Projeto.

Hoje, 08 de maio, a turma do 5º ano, da professora Janes Petroli, iniciou as atividades do Projeto Atitude Cidadã com a leitura da livro "A Gritadeira". Confira as fotos.






No dia 20 de abril de 2017, dando continuidade ao Projeto Atitude Cidadã: Educação Fiscal e Autonomia Fianaceira, a turma do 2º ano da professora Assuele realizou a venda de produtos para toda a escola. Todas as crianças brincaram de comprar e vender os produtos oferecidos nas farmácias e mercados construídos pelo 2º ano. Assim aprenderam o Sistema Monetário na prática , contando quanto tinham, quanto podiam gastar, o troco. Além disso aprenderam a observar os detalhes importantes para o Consumo dos produtos como a data de validade e a pedir no final da compra a NOTA FISCAL. Confira as fotos:


Desde março de 2017 a turma do 2º ano, da professora Assuelen, está trabalhando com os temas: Educação Fiscal, Educação Financeira e Sistema Monetário, através  do Projeto Atitude Cidadã. Iniciaram assistindo um vídeo:"Zequinha e a Porquinha Poupança". Após cada grupo criou seu mercado e sua farmácia para efetivar a venda e a compra dos produtos entre a turma e para a turma do 3º ano. Confira as fotos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário